17 de junho de 2011

Um velho que lia histórias tristes*

Conheço um velho.
Um velho amigo.
Só o conheço há dois anos.
Mas ele já é um velho amigo.
Um velho com aparência de moço.
É verdade.
Mas, nossa amizade é velha.
Nossas conversas, quase caducas.
Por que velhos são os sonhos que nos mantêm aqui.
Por que velhos são os problemas que nos uniram.
Por que velha é a nossa esperança.
***
A verdade é filha do tempo
Não da autoridade
(Uma frase do Francis Bacon que li em algum lugar)
***
Ele tinha insônias periódicas.
E lia as minhas histórias tristes.
E chorava comigo.
Às vezes mais do que eu.
Era um velho paciente.
Mas não esperava nada parado.
Aguentava as minhas reclamações sem fim.
E reclamava junto.
Um velho que não conseguia advinhar nenhuma das novidades que eu queria contar.
Mas mesmo assim sabia o que eu pensava.
Um velho que merece tudo o que há de bom no mundo.
Por que o seu coração é um das melhores coisas que há.
***
E que fique muito mal explicado.
Não faço força para ser entendido.
Quem faz sentido é soldado…
(Poema que o Pyro me mostrou um dia desses)
***
Esse velho não se conforma.
E me fez ver que quando o assunto é universidade não importa a vontade da maioria
As coisas são o que são
E os impostos que se paga não podem ser em vão
(olha, até rimou!)
Aliás, esse velho amigo gosta um bocado de poesia.
E de outras coisas sem sentido.
Como comunicação e jornalismo.
***
Diz que idealismo morreu
Foda-se quem se vendeu
(Letra de rap do E.m.i.c.i.d.a.)
***
Ele me ensinou muito sobre essa coisa toda.
E tenho cá pra mim que ele será sim um bom jornalista.
Mesmo que pra isso tenha que viver
me dizendo coisas como:
***
Ainda assim fica aquele ne
no estômago
(Uma dessas coisas que você digita – ou tenta – no MSN)
***
Feliz Aniversário Flávio!
***
E muito obrigada!
…eu não teria feito nada naquela universidade sem você…
(Publicado no blogue Linhas Livres  por Keyciane Pedrosa em 16/01/2010)



*Esse foi meu presente de aniversário em janeiro do ano passado, com certeza o melhor deles. Eu ouvi de alguém: "Quem presenteia com um livro, faz um elogio". E quem dá poesia então...? A gente tá quase saindo da Universidade, pra enfrentar todo o resto das nossas vidas e todo tempo que houver pra nossa amizade. Será todo tempo do mundo! E eu estou aqui pra dizer que o prazer foi meu, e agora eu digo: muito obrigado!

Nenhum comentário: